Ayn Rand Conference 2019

Individualismo versus Coletivismo
O conflito ético que afeta a nossa vida.

O Instituto Liberdade em parceria com o Ayn Rand Institute e o Ayn Rand Center Latin America, com o apoio das organizações Students for Liberty Brasil, IEE – Instituto de Estudos Empresariais e do Instituto Atlantos, promoveu a primeira conferência Objetivista no Brasil. Reunimos os principais intelectuais que atuam no Ayn Rand Institute, além de outros especialmente convidados para o evento.

Cada vez mais o confronto de ideias tem se resumido a questionamentos como: enquanto indivíduos somos um fim em si mesmo, somos livres para florescermos, adquirindo os valores que manterão nossa própria vida e permitirão alcançarmos a felicidade como entendemos que ela deve ser alcançada? Ou somos apenas uma peça de uma grande engrenagem, servindo apenas de meio para produzirmos aquilo que governos ou líderes desejam que façamos em nome de um suposto bem comum?

A AynRandCon Brasil 2019 apresentou respostas para essas questões a partir do Objetivismo, a filosofia que Ayn Rand criou e desenvolveu através de seus romances e livros de não-ficção.

O Instituto Liberdade, está disponibilizando os vídeos em português (original e dublado) dos paineis que constituiram a AynRandCon 2019. Aproveite.


Palestrante: Ben Bayer
Todo mundo sabe que o altruísmo – sacrifício altruísta pelo bem dos outros – é a essência da virtude, certo? Mas e se, como o conceito “egoísmo”, nossa compreensão do verdadeiro significado de “altruísmo” e “sacrifício” estiver completamente errada? E se essas ideias forem realmente destrutivas e prejudiciais? Da perspectiva de Ayn Rand, todo o nosso modo de pensar sobre a moralidade precisa ser radicalmente repensado.




Palestrante: Yaron Brook
Os cidadãos têm o dever de servir ao Estado? Ou existe governo para proteger a liberdade dos indivíduos para buscarem suas próprias vidas e a própria felicidade? Quais são os direitos individuais e em que são baseados? Ayn Rand, frequentemente, descrevia seus pontos de vista políticos dizendo que ela não era uma conservadora, mas uma radical pelo capitalismo. O que é o capitalismo? E como isso difere do socialismo e do conservadorismo?




Painel: Yaron Brook, Onkar Ghate, Marcel van Hattem, Geanluca Lorenzon
Mediador: Felipe Camozzato
Tópicos: Como se pode viver uma vida moral em uma sociedade imoral? Como alguém pode se engajar na arena política sem comprometer princípios, valores e ideais? O que o romance Atlas Shrugged, de Ayn Rand, ensina aos políticos de hoje sobre como lidar com os parasitas e saqueadores de nossa sociedade?




Palestrante: Onkar Ghate
Um dos principais pilares do individualismo é o livre-arbítrio – a idéia de que você não é o produto determinístico de sua raça ou genes ou coletivo tribal – mas tem uma forma básica de controle sobre seus pensamentos e ações. Qual é a teoria de livre arbítrio de Ayn Rand e como ela sustenta sua filosofia individualista?




Painelista: Tal Tsfany – Presidente e CEO Ayn Rand Institute